Mosteiro de São Bento de São Paulo
Anexo Administrativo

 

projeto: 1992
autor: Affonso Risi
perspectivas: Vallandro Keating

publicação:

.AU arquitetura e urbanismo 46
Ed. PINI - Cecília Rodrigues dos Santos

Fev. Mar - 1993

exposições:

.2ª BIA - Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo-1993

.Architectures by São Paulo TUDelft
Technisches Universitat Delf
t - Holanda
2002


O edifício, no Centro de São Paulo, foi projetado para acolher os espaços administrativos da Faculdade  e Colégio de São Bento, tradicionais instituições mantidas pelo mosteiro beneditino paulistano.

A nova edificação procura relacionar escala, eixos e alinhamentos dos edifícios vizinhos: Edifício Fernão Dias, à esquerda (da década de 60),  Viaduto Sta.Efigênia (do início do século XX) e, à direita, o conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento, de 1911, do arquiteto alemão Richard Berndl.

A fachada curva do interior reconstrói a geometria do pátio escolar, como uma ponte formal entre o ginásio esportivo, abobadado, e o Mosteiro. O quadrado e sua diagonal organizam e definem as plantas, deslizando para a criação das várias dimensões espaciais da composição.

As mesmas pedras e cores aproximam o antigo mosteiro e seu anexo e um pilar de granito vermelho, na quina da fachada, evoca a estátua existente no ângulo da fachada da Igreja.

A fachada para o Viaduto Santa Efigênia tem uma fiada de pequenos vitrais quadrados, desenhados por Hércules Barsotti, numa seqüência de formas geométricas em branco e preto.

A construção do anexo libera os atuais espaços administrativos para exposição de peças dos importantes acervos histórico e artístico do Mosteiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
       
Desenvolvido por FuturaWeb.Org