Capela de São Miguel
Itu - SP

Data do projeto: 1994
Construção: 1996
Área construída: 102 m2
 
Projeto arquitetônico e de mobiliário: Affonso Risi
Projeto estrutural: eng.Ugo Tedeschi
Execução do mobiliário: Marcio Périgo
Luminotecnia: arq. Rosane Haron
Paisagismo: eng. Rodolfo Geiser
Construção: eng. Roberto Growald (Construtora Lomar)
Mestre de obra: Liderico José Figueiredo
Fotos: Paulo Risi

Publicações
.Projeto Design 195 – Abril-1996- texto de Guilherme Mazza Dourado
.Boletim dos Oblatos MSB-SP –Set/Outubro 1997 – D.Abade Isidoro de Oliveira Preto, OSB
.A Verdade julho/agosto 1997 – Eduardo Carvalho Monteiro
.Projeto-Design
251 – Arco Editorial  - Arquitetura Brasileira nos anos 90 - Edifícios religiosos -2001

 

principais exposições:

.3º BIA Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 1997

.Architectures by São Paulo TUDelft
Technisches Universitat Delft
Holanda - 2002


.Centro Cultural São Paulo
S.Paulo – SP - 50 Anos da Universidade Mackenzie - exposição com obras de 50 arquitetos ligados à história da instituição - abril/ 2002

.Museu da Casa Brasileira
S.Paulo – SP - 50 Anos da FAU-Mackenzie - 1997

A pequena capela está situada nos arredores de Itu, cidade próxima a São Paulo, num sítio de retiro do Mosteiro de São Bento paulistano.
O projeto desenvolve alguns dos conceitos expostos em “O Sagrado e o Profano”, de Mircea Eliade: templos simbolizam a Criação do Mundo e agem como ligação entre o Céu e a Terra.
Pura geometria e eixos de orientação são empregados e a capela está em uma colina, dominando a paisagem circundante. Quadrado e cubo (o visível, imanente) e círculo e esfera (o mundo espiritual) são os elementos geométricos da construção, inteiramente articulada pela Proporção Áurea.
Pequeno deslocamento da nave quadrada orienta seu eixo leste-oeste, com uma cruz em vidro atrás do altar, para o nascer do sol em 29 de setembro, dia de São Miguel, orago da capela.
Os clássicos quatro elementos estão presentes no edifício:  Terra (o piso em tijolos), Água (o espelho d’água), Fogo (as velas e luzes do altar) e o Ar (o volume arquitetônico).
Doze árvores diferentes foram plantadas, num quadrado que abraça a construção, de forma que pelo menos uma esteja sempre florescendo, numa representação simbólica do Tempo litúrgico.

The small chapel is situated in the outskirts of Itu, a city close to S.Paulo, next to a retreat house of Saint Benedict Monastery of SP.
The project develops some proposed concepts in Mircea Eliade’s book “The sacred and the profane”: temples symbolize the world’s creation and act as a link between Earth and Heaven.
Pure geometry and orientation axes are used and the chapel is located on a high spot, dominating the surrounding landscape. Square and cube (the visible world) and circle and sphere (the spiritual one) compose the building geometry, entirely articulated by the Golden Section proportion.
A small dislocation of the nave square, regarding the east-west axe, orientates the apse glass cross to the sunrise of September 29, Saint Michael’ day.
The classic four elements are also embodied in the building: earth (the brick pavement), water (the little pool), fire (the candles and lights on the altar) and air (the architecture volume).
Twelve different trees were planted in a square shape embracing the temple so there will always be a tree in blossom, compounding a flowering testimony of time and weather.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
       

 


     
     
   
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